Muito tem se falado da importância de manter uma saúde mental estável, ainda mais nesse momento que enfrentamos o isolamento, a falta de liberdade e de proximidade com quem amamos. Mas você sabia que além da terapia e exercícios físicos, a solidariedade também age positivamente na saúde mental?

Nos tempos mais difíceis que devemos nos unir, ajudar uns aos outros, principalmente quem mais precisa. Às vezes, um ato solidário pode parecer pouco mas significa muito a quem o recebe. Os dados divulgados pelo relatório Brasil Giving 2020, mostraram que houve um aumento nas doações do país, antes mesmo da pandemia acontecer, já que os resultados foram divulgados em agosto de 2019.

Os dados apresentaram que o brasileiro teve um aumento de 7% em relação ao entendimento da importância das ONGs nas comunidades locais, em que 79% dos entrevistados assumiram ter percebido esse impacto positivo. Além disso, uma grande surpresa no relatório mostrou que os jovens têm doado mais, entre 2018 e 2019. Existem estudos que mostram o quanto fazer o bem mexe com o estado da nossa saúde mental, gerando bem-estar, satisfação e apreciação, dando um sentido melhor à vida.

Dessa forma, consequentemente, a ação voluntária equilibra o organismo e diminui os níveis de estresses e angústia, proporcionando um equilíbrio emocional. O ato solidário mexe com quem recebe a ajuda, mas também com que está fazendo pelo próximo, contribuindo pela saúde num todo, diminuindo o efeito de doenças tanto psicológicas quanto físicas.

Nós do Leitura Para Todos SP contamos com a sua solidariedade para continuar fazendo o bem. Esperamos pela sua doação. Doe livros, doe amor!


Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir
Nesse post: